quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Pais e filhos: momentos para ler juntos


Já estamos na metade do 2º bimestre de 2013, com ele a volta às aulas, ao trabalho, ao cotidiano que para muitas pessoas pode ser sinônimo de “falta de tempo”, sobretudo, para as questões domésticas: as da esfera privada.
E é justamente nesta esfera cotidiana e privada que a educação, formação das crianças e adolescentes, também, se encontram e precisam ser articuladas por pais e filhos de maneira prazerosa e saudável.  Proporcionar espaços onde o contato entre pais e filhos possa ser afetuoso colabora, entre outros aspectos, para ampliação da capacidade motora e cognitiva, principalmente, nos primeiros anos de vida.


O Collectivus aposta em uma perspectiva na qual as narrativas literárias são dispositivos importantes para efetivar o estreitamento de vínculo entre pais e filhos, inclusive, se apresentadas em situação de não obrigatoriedade. Primar para que a relação entre adultos, crianças e literatura seja cotidiana, regular ou presente é estimular a formação por meio da troca de conhecimento e de afeto.
Por isso em 2013, mais uma vez, recomendamos que busquem em suas  famílias momentos  de leitura. Ler um livro com uma criança traz inúmeros benefícios, não consome muito tempo e relaxa da correria que, aliás, já começou.

DICA DE LIVROS PARA LER JUNTO:

Tanto, tanto! Autor: Trish Cooke. Editora Ática;

No meio da noite escura tem um pé de maravilha.  Autor: Ricardo Azevedo. Editora Ática;

Mamãe já foi pequena antes de ser grande. Autoras: Valérie Larrondo e Claudine Desmateau. Editora Rocco.