quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Os livros, os bebês e suas magias

Antes mesmo dos pequenos pronunciarem palavras compreensíveis ao idioma dos adultos, já são capazes de compreender a magia dos livros. Seus criadores os preenchem com pozinhos cheios de um néctar especial e os bebês sabem detectá-los nas imagens, palavras, formas e no cheiro também... Quando o adulto acredita que os pequenos são grandes leitores e permite a livre exploração, a brincadeira acontece.  E na equação livro + aconchego o resultado é certeiro: pura magia. 


Experimente disponibilizar uma grande diversidade de livros: durinhos, pequenos, grandes, finos, com textura ou sem textura, de pano... não importa. Talvez o bebê faça do livro o seu brinquedo, talvez queira ficar em uma página só, olhando para a mesma imagem. Pode ser que queira folhear, abrir e fechar mil vezes. Recém aprendem a andar e já querem carregar o livro – o mais pesado - por aí. E ficam concentrados olhando para a boca do mediador que lê o texto, meio que hipnotizados pelo ritmo. E ainda, repare como gostam de levar os livros para aqueles cantinhos, seus esconderijos. Nas mãos dos bebês os livros se transformam em cajados encantados...e a magia corre solta.  

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Vídeo da Semana: Livros e Bebês

Em muitas de nossas publicações enfatizamos a importância da leitura desde os primeiros dias de vida, se possível desde a gestação. 

Ressaltamos esta importância baseados em conceitos, pesquisas e principalmente, pelo que vivenciamos em nossa ação cultural.

Ler para as crianças desde muito cedo, além de criar e/ou fortalecer vínculos afetivos, colabora para que desenvolvam o comportamento leitor, elemento importante para internalização da leitura como prática cotidiana, natural.



Vídeo realizado com bebê de 10 meses de idade em momento espontâneo com os livros.


Aqui publicamos um vídeo que exemplifica como aspectos do comportamento leitor surgem com naturalidade, como forma de brincadeira para os pequenos que têm a presença de livros e estimulada a leitura em sua rotina.

Virar as páginas, saber por onde começa e termina um livro, enfim, apresentar desenvoltura com o objeto, evidência o entendimento de como este objeto "funciona". Mesmo, após meses de mordidas e tentativas de rascá-lo.

Para aqueles que leem para os pequeninos continuem com estes momentos prazerosos e únicos. Já para os que ainda não adotaram a prática: leiam será muito positivo para você e seu bebê.