quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Os livros, os bebês e suas magias

Antes mesmo dos pequenos pronunciarem palavras compreensíveis ao idioma dos adultos, já são capazes de compreender a magia dos livros. Seus criadores os preenchem com pozinhos cheios de um néctar especial e os bebês sabem detectá-los nas imagens, palavras, formas e no cheiro também... Quando o adulto acredita que os pequenos são grandes leitores e permite a livre exploração, a brincadeira acontece.  E na equação livro + aconchego o resultado é certeiro: pura magia. 


Experimente disponibilizar uma grande diversidade de livros: durinhos, pequenos, grandes, finos, com textura ou sem textura, de pano... não importa. Talvez o bebê faça do livro o seu brinquedo, talvez queira ficar em uma página só, olhando para a mesma imagem. Pode ser que queira folhear, abrir e fechar mil vezes. Recém aprendem a andar e já querem carregar o livro – o mais pesado - por aí. E ficam concentrados olhando para a boca do mediador que lê o texto, meio que hipnotizados pelo ritmo. E ainda, repare como gostam de levar os livros para aqueles cantinhos, seus esconderijos. Nas mãos dos bebês os livros se transformam em cajados encantados...e a magia corre solta.  

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Vídeo da Semana: Livros e Bebês

Em muitas de nossas publicações enfatizamos a importância da leitura desde os primeiros dias de vida, se possível desde a gestação. 

Ressaltamos esta importância baseados em conceitos, pesquisas e principalmente, pelo que vivenciamos em nossa ação cultural.

Ler para as crianças desde muito cedo, além de criar e/ou fortalecer vínculos afetivos, colabora para que desenvolvam o comportamento leitor, elemento importante para internalização da leitura como prática cotidiana, natural.



Vídeo realizado com bebê de 10 meses de idade em momento espontâneo com os livros.


Aqui publicamos um vídeo que exemplifica como aspectos do comportamento leitor surgem com naturalidade, como forma de brincadeira para os pequenos que têm a presença de livros e estimulada a leitura em sua rotina.

Virar as páginas, saber por onde começa e termina um livro, enfim, apresentar desenvoltura com o objeto, evidência o entendimento de como este objeto "funciona". Mesmo, após meses de mordidas e tentativas de rascá-lo.

Para aqueles que leem para os pequeninos continuem com estes momentos prazerosos e únicos. Já para os que ainda não adotaram a prática: leiam será muito positivo para você e seu bebê.



  

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Livros ou e-books: o que escolher para as crianças?

Em matéria vinculada hoje no jornal Folha de São Paulo (28/10/2014) a discussão sobre livros de papel e e-books ganhou mais uma vez destaque no debate acerca da formação leitora de crianças, principalmente na primeira infância.
Nos grupos de estudos  do Collectivus este tema em algumas discussões entre seus membros também aparece. 

A pergunta a ser perseguida é: As narrativas  em suporte eletrônico trazem os mesmos efeitos para formação leitora como o suporte tradicional em papel?

Tanto a matéria quanto as discussões indicam que não se trata de substituição de um suporte pelo outro. E sim, de apresentar  mais uma possibilidade de contato com o texto escrito, ou seja, para além da diversidade de estilo literário, tipo de ilustração e texto, há também a de suporte.

A matéria  aponta que pesquisas realizadas sobre o tema , sobretudo as da Associação America de Pediatria, não recomendam o uso de e-books pois " ...ler para uma criança com aparelhos eletrônicos prejudica a dinâmica que impulsiona o desenvolvimento da linguagem". (FSP 28/10/14 - jornal impresso)

De fato os vínculos e interações que a narrativa posta em um livro proporciona são inúmeras, extremamente salutares e comprovadas quando nos colocamos a mediar para pessoas de qualquer idade e principalmente, para os pequeninos.

O que podemos tirar de tal debate é que os livros de papel devem ser apresentados com rotina às crianças, promovendo momentos de trocas únicas entre o mediador (aquele que lê), as narrativas literárias e as crianças.

O livro, por sua constituição física, evidencia a narrativa em sua forma escrita não levando o foco daqueles que leem/escutam para outros artefatos ou elementos.

Por outro lado, como não apresentar aos pequenos as possibilidades tecnológicas em um mundo cada vez mais digital e interativo ?

Matéria importante e deve ser lida, por pais, cuidadores, educadores e curiosos sobre o tema:

Hora de ler X Hora de jogar, que tal encontrarmos o equilíbrio? 



segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Mediação de Leitura no SESC Osasco

     Nos sábados de outubro de 2014 o Collectivus está com BiblioSESC  na unidade de Osasco. 
    Durante duas horas  o grupo realiza mediação de leitura para o público visitante do Gramado Espaço Brincar, como parte integrante do projeto Histórias para Ler e Contar .


     Não deixe de participar! Venha conosco conhecer o acervo e se deliciar com as inúmeras histórias que este tem a oferecer. 



Onde?

SESC Osasco 
Avenida Sport Club Corinthians Paulista, 1.300, Jardim das Flores OSASCO | CEP: 06132-380 

Quando? 

De 04 à 25 de outubro de 2014
das 13h ás 15h

Quanto?

Grátis 

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Ler para bebês é possível!


      Quem tem filhos, sobrinhos, netos, alunos ou qualquer outro vínculo com crianças menores de 3 (três) anos já pode ter falado (ou ao menos pensado...), em algum momento em que buscou ler para os pequeninos, o quão tal tarefa é difícil ou até mesmo, impossível. 

        Seja porque não conseguimos ter “atenção” deles ao que está sendo lido, porque tentam rasgar o livro, colocá-lo na boca, entre outros exemplos.
    
     Sim, o desafio parece grande e leva muitos de nós a achar que os livros e a leitura são para outras fases da infância. Mas, podemos assegurar: não é impossível! E se trata de algo tão necessário  quanto divertido.




     E só tentar se despir de velhos paradigmas que nos levam achar extremamente necessária a preservação de livros, o dito comportamento atento e até mesmo a utilização de recursos cênicos, como fazer vozes diferentes para personagens ou utilizar artefatos coloridos (fantoches, chocalhos, etc).


    

       Devemos achar o nosso modo de apresentar aos bebês o ato de ler histórias. Ler deve ser natural, cotidiano, afetivo e confortável para você e seu bebê. É importante deixar a criança manipular o livro, deitar, rolar, emitir sons e até mesmo dormir enquanto lemos para ela.  

     E olhem até os médicos andam prescrevendo a leitura como algo salutar para o desenvolvimento dos pequenos amados.





      Aproveitem!!! E Boas leituras.


terça-feira, 10 de junho de 2014

Maio e Junho: Mediação de Leitura no SESC Belenzinho

Entre os dias 17/05 à 29/06 aos sábados e domingos, nas dependências da biblioteca do SESC Belenzinho (SP), o grupo Collectivus realizará sessões de mediação de leitura.
Todas com duração de 2 horas, ocorrerão entre às 15h e 17h.
Não deixem de participar!
A entrada é grátis.


domingo, 5 de janeiro de 2014

Em 2014 Mediação de Leitura no SESC Bom Retiro

    A partir de 18 janeiro na unidade SESC Bom Retiro se realizarão sessões de mediação de leitura com  Collectivus de Leitura e Literatura. 

    As sessões que se iniciam às 16h30 e terminam as 18h30 acontecerão no Espaço Brincar da unidade e compõe neste ano mais uma etapa do projeto Histórias para Ler Junto, que leva a este espaço diferentes coletivos que buscam em suas ações fomentar a leitura e a formação de leitores.

   Vale a pena participar! A ação com o Collectivus irá até 08 de março de 2014. Não deixe de trazer os pequeninos e compartilhar os livros e suas histórias.

O que é?

Histórias para Ler Junto

Onde? 

SESC Bom Retiro

Alameda Nothmann, nº 185 - Bom Retiro - São Paulo - CEP: 01216 -000

Quando?

Ao sábados de 18 de janeiro à 08 de março de 2014

Quanto?

Grátis 

sábado, 4 de janeiro de 2014

Mediar leitura ao longo da gestação: vínculo e emoção.

     Já é sabido que vínculo entre mãe e filho se inicia na gestação. Os sons ao redor do feto já passam a ser percebidos por ele por volta da 21ª semana de gravidez , período em que a voz da mãe também começa ser reconhecida.

     O Collectivus não somente indica a mediação de leitura a partir do 0 ano de idade, como também ao longo da gestação. Ler para o seu bebê além de ser um grande instrumento para fortalecer os laços entre vocês é uma ótima maneira de acalmar as mamães, ajudá-las a manter o eixo nesta doce espera.



     Escolher as narrativas que lhe agradam, sejam pela essência da história e/ou  pela cadência do texto pode ser um bom começo. A resposta do bebê pode vir com os movimentos  e sua emoção em senti-los irá estabelecer mais um modo de comunicação entre vocês.

     Aproveite este momento mágico: cante, fale e leia histórias para a pessoa que você já ama e amará para sempre.