terça-feira, 18 de abril de 2017

Vamos ouvir uma criança lendo?

“ler é ser um pouco clandestino, é abolir o mundo exterior,
deportar-se para uma ficção, abrir o parêntese do imaginário”.
Lionel Bellenger

     Ler para uma criança é muito mais do que a proferição do código escrito para outrem, está além do ensinar, do dar exemplo (mesmo que isto se faça verdadeiro e, de fato o é). Ler para uma criança é promover diálogo sobre nossa cultura, é ratificar que estar junto é prazeroso e salutar para nossas vidas.
     E ouvir o que as crianças têm para nos contar, ler? E  ouvi-las lendo quando ainda não são alfabetizadas? 
     Tenham a certeza que isto é muito importante e compõe o ato ler para elas e com elas. Por isso, não deixem de acolher esses momentos, permitindo que o façam sem julgamentos, cerceamentos ou quaisquer outras maneiras que direcionem este processo, pois sim, elas estão lendo.
     Ler não é só a decodificação do código, ler é compreender, interpretar, reter e expressar o que fora lido, deste modo, quando um(a) pequenino(a) não alfabetizado se coloca a ler, sobretudo, uma história que já lhe foi lida, ele está expressando sua compreensão e interpretação do texto, mesmo que a princípio não encontremos relações diretas ou aparentes com texto, tenham certeza, elas existem e precisam ser exteriorizadas. A presença do adulto nesses momentos fortalece os pequenos, os incentiva a arriscar e torna os momentos de leitura situações de cumplicidade entre os pequenos leitores e seus ouvintes.
     Assim, vimos mais uma vez fazer este convite: Vamos ler para uma criança hoje? Vamos ouvi-la lendo para nós hoje? Esperamos que nos respondam: Sim vamos!


Criança de 3 anos lendo para os seus pais 










Nenhum comentário: